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Crise importante? Sim, importante! Somente tendo uma crise é que as pessoas e a indústria tem oportunidade de fazer mudanças, de preferência, positivas.

Veja abaixo três exemplos distintos para uma possível crise:

Exemplo A: A empresa e os profissionais estão preparados para a crise. Foram feitas análises de mercado e um plano para um cenário estável, pessimista e otimista. Se a crise vier, todos saberão como operar em momentos decisivos.

Exemplo B: A empresa fez alguma preparação para a possível crise, mas não quer fazer cortes imediatos. Opta pela redução de alguns custos e desperdícios, reavalia negócios e contratos e busca melhorias atrás de uma eficiência melhor e mais vantajosa. Assim, a empresa sai da crise mais bem preparada e competitiva.

Exemplo C: A gestão da empresa é pega despreparada e continua sem um plano de ação a médio longo prazo. São feitos vários cortes e demissões sem planejamento e não há investimento em marketing. Invariavelmente a empresa não sai do vermelho e por fim vai à falência.

O que fazer então num momento de crise?

Como foi dito no início deste artigo, toda crise gera uma oportunidade para mudança, de preferência, para melhor. Abaixo há algumas dicas para contornar um cenário ruim da sua empresa:

1º Dica: Planejamento Estratégico

Elabore um bom plano para ser seguido por um longo prazo, mas estabeleça uma data específica para acabar. Examine as oportunidades que o mercado está oferecendo. Veja quais são os pontos fortes e fracos da empresa para potencializar o que está dando certo e corrigir o mais rápido possível o que está dando errado. Procure aplicar algumas estratégias específicas (Oceano Azul por exemplo). Tudo isso o ajudará a atingir metas e objetivos que foram traçados.

2ª Dica: Reduzir Custos

Pode parecer óbvio, mas existe o gasto necessário e o desperdício. Conscientize, monitore e diminua. Faça um bom controle de gastos para ao menos equilibrar a balança.

3ª Dica: Invista em Tecnologia e Capacitação Tecnológica

Ter equipamentos adequados para o tipo de trabalho de sua empresa é muito importante. Mais importante ainda é o bom uso e conhecimento sobre as ferramentas. Não adianta nada ter ótimos equipamentos e profissionais que não sabem operá-los corretamente ou ótimos profissionais com equipamentos ultrapassados.

4ª Dica: Ter ou formar bons Gestores de Equipe

Uma boa liderança faz toda a diferença na hora de se obter resultados. É possível encontrar diversos cursos na internet, inclusive gratuitos, sobre melhora na gestão e capacitação profissional. Incentive funcionários a estarem sempre melhorando profissionalmente.

5ª Dica: Propaganda é a Alma do Negócio

Em tempos de crise, é comum que o marketing da empresa seja o primeiro a ser afetado com cortes ou reduções quando na verdade ele é quem deveria ser o mais poupado. Se a empresa não aparece ou não divulga seus serviços, não há novos clientes e não são criadas novas oportunidades. Hoje um bom veículo de comunicação direta são as redes sociais que devem sim receber devida atenção para alavancar os negócios.

6ª Dica: Dê atenção a seus Clientes Atuais e procure por Novos Clientes online

Todos os serviços ou produtos que sua empresa oferece são bem conhecidos por seus clientes? Quando há alguma novidade, eles são informados? Alguns serviços dependem de outros. Uma empresa que vende café moído por exemplo, também pode oferecer a venda de filtros de papel. Já para novos clientes, uma boa forma de exposição de tudo o que a empresa oferece é ter um site na internet, seja ele apenas uma vitrine virtual ou um e-commerce. Desta forma é possível até alcançar novos mercados.

7ª Dica: Diversifique seus Serviços ou Produtos

Se possível, reinvente sua empresa. Todos nós gostamos de novidades e do que é atrativo. Diversifique seus serviços ou produtos e atraia novos clientes no processo. Tudo isso seguindo um minucioso planejamento.

Dica extra: Tenha uma boa contabilidade para te ajudar!

Todo o seu planejamento anticrise pode não funcionar se os números continuarem não batendo. Sua contabilidade tem que andar bem junto a seu negócio para que tudo seja feito da melhor maneira possível. Nós da Dimensão Contábil além de oferecermos uma gama grande de serviços contábeis, também prestamos serviços de assessoria para seu negócio. Entre em contato hoje mesmo e faça seu negócio ganhar uma nova dimensão!

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